4 erros no gerenciamento de estoque que sua empresa deve evitar

O estoque é um dos setores que mais deve receber atenção em uma empresa, já que ele causa grande impacto na logística. Sem um estoque eficiente o transporte é afetado e, consequentemente, o recebimento dos produtos. A falta de produtos, por exemplo, também afeta o processo de vendas e outros setores da empresa.

Por isso, separamos no post de hoje quatro erros no gerenciamento de estoque que sua empresa deve evitar. Confira!

1. Dimensionar o estoque incorretamente

O dimensionamento incorreto é um dos maiores erros do gerenciamento de estoque e pode causar não apenas prejuízos e desperdícios, mas também perda de confiabilidade do negócio.

Se for grande demais, o estoque pode imobilizar uma quantidade excessiva de capital, além de exigir mais recursos para os custos operacionais. Eventualmente, um estoque superdimensionado também pode significar perdas de mercadorias devido ao desperdício.

Já um estoque pequeno demais causa desabastecimento e prejudica o atendimento da  demanda. Isso leva a uma perda de oportunidades de vendas que já estavam consolidadas, ocasionando a quebra de confiança por parte do consumidor.

Assim, um gerenciamento de estoque que leve em consideração um bom tamanho de estoque garante que haja a quantidade certa de produtos para atender à demanda sem desperdícios e excessos.

2. Não manter a comunicação com outros setores

Para saber o tamanho ideal do estoque é preciso levar em conta uma série de fatores como a previsão de vendas e análise de mercado em geral. Para ter esses dados, portanto, o gerenciamento de estoque precisa estar em contato com outros setores, como o de vendas e o de compras.

Manter-se isolado e desintegrado dessas áreas faz com que a gestão de estoque perca em relevância e em informação.

Da maneira oposta, ao ficar em contato com o setor de vendas é possível entender as necessidades do estoque. Já a comunicação com o setor de compras é essencial para atender às demandas específicas, por exemplo.

3. Não realizar inventários periodicamente

Não saber o que existe no estoque é outro erro que a sua empresa deve evitar. Para conhecer seu tamanho e o que existe nele uma ferramenta pode ser utilizada: o inventário.

Se ele não for feito com frequência, então as informações sobre o estoque vão ficar defasadas. Isso impede que você saiba quantos produtos de certo tipo há disponíveis, o que pode levar a um desabastecimento ou a uma nova compra desnecessária.

Assim, o benefício de fazer inventários periodicamente é que existe maior controle sobre o que existe no estoque, evitando o desperdício de produtos ou então desabastecimento para as vendas.

4. Atuar sem um controle de estoque eficiente

Ter um método de controle é indispensável — e é por isso que a falta dele deve ser evitada a todo custo. Essa administração de estoque é responsável por registrar e analisar o que entra e o que sai, além da data e do valor.

Sem isso, vai ser difícil saber qual produto entrou primeiro ou qual o valor de estoque em um determinado período. Além de haver o risco de os produtos estragarem nas prateleiras também há chances de haver uma venda com preço potencialmente prejudicial.

Além disso, adotar um bom método de controle também ajuda no cumprimento das obrigações tributárias de uma empresa, tornando mais fácil o lançamento de informações e pagamento de tributos.

Os principais erros no gerenciamento de estoque incluem o dimensionamento incorreto e a falta de comunicação, de inventários e de um método de controle. Ao evitar que eles aconteçam, não apenas o estoque da sua empresa vai ser mais relevante, como também vai gerar menos custos, menos desperdícios e mais oportunidades de venda devido à disponibilidade de itens.

Para garantir que a logística da sua empresa ande no caminho certo, entre em contato conosco.