AGENDAMENTO DE DOCAS

O agendamento antecipado de docas para recebimento e expedição de veículos pode gerar grandes benefícios para todos os envolvidos na cadeia de suprimentos, por meio de melhorias na eficiência, na utilização dos recursos, no fluxo de cargas e na visibilidade. Tempos de espera ao redor das docas têm como consequência a perda de receitas, custos extras, insatisfação de motoristas e alta rotatividade de funcionários para as transportadoras.

Alguns aspectos relacionados ao agendamento e programação de docas não podem ser subestimados, pois esse conceito pode trazer efeitos positivos que se transformam em vantagem competitiva.

Alguns dos benefícios: Maior capacidade de recepção e expedição de produtos;

fácil organização do fluxo de veículos através do agendamento prévio; redução de custos com diárias e estadias; redução de efeitos causados pela sazonalidade das operações e uso de recursos humanos; melhor organização das docas e comunicação para todos os envolvidos; compatibilização das demandas entre Logística, PCP e cmercial.

Módulo de gestão de cargas – Permite que os veículos que irão fazer as entregas ou transferências entrem na área de fábrica somente quando a carga estiver realmente disponível.

Módulo agendamento de cargas – Autoriza a data e hora exata que os fornecedores poderão entregar os produtos, reduzindo assim a perda de produtividade na utilização de suas docas.

Módulo Gestão de acesso – Através da leitura da placa veicular identifica veículos que estejam autorizados a acessar as regiões da planta interna

Módulo Roteirizador com APP– Cria as melhores rotas otimizando os recursos. Podem ser inseridos algoritmos específicos para a sua operação.

Módulo BI – Trata todos os dados recebidos, permitindo criar ranking e índices para tomadas de decisões em tempo real.

O agendamento de docas trás melhorias significativas nas variáveis analisadas, ou seja, na distribuição mais uniforme dos carregamentos ao longo do mês e na redução do tempo médio de permanência dos veículos. A prática do agendamento parece ser um fator regulador de todo o processo logístico. De um modo geral, o agendamento por si só já é um fator de vantagem competitiva, mas é apenas a ponta do iceberg que atua como uma espécie de regulador dos fluxos de entrada e saída de materiais. O processo de agendamento que é bem elaborado, implica que os processos anteriores estejam bem sincronizados e os processos subsequentes tendem a serem mais previsíveis.

Além disso, um sistema de agendamento pode colaborar na identificação e minimização de gargalos, que irá ter impacto em toda a cadeia de distribuição.

 Pode-se dizer que o software de agendamento antecipado de docas analisado atua segundo a Teoria das Restrições (Theory of Constraints-TOC) de Goldratt (1997), a qual diz que se deve balancear o fluxo e não os recursos. Assim, as restrições do processo ficam visíveis e podem ser atacadas, até que surjam novas restrições. Esses conceitos foram identificados nas empresas que implementaram o sistema, uma vez que os carregamentos estão sujeitos à disponibilidade de docas e horários parametrizados para cada período e não o contrário.