Qual a diferença da carga fracionada, carga completa e unitização?

As micro e pequenas empresas estão crescendo cada vez mais no Brasil. Com isso, buscar novas alternativas para expandir seus negócios e enviar os seus produtos para diversas partes do país se tornou uma necessidade.

Para médias e grandes empresas, essa preocupação não se baseia apenas na expansão. É preciso cuidar da alocação de suas cargas – que muitas vezes não preenchem todo o frete – e considerar as dificuldades em arcar com os custos do transporte.

Para essas e outras situações, os modais criaram 3 tipos principais de cargas: a carga fracionada, a carga completa e a unitização. Você sabe a diferença? No post de hoje, vamos descrever cada uma delas. Acompanhe!

O transporte de carga fracionada

Este tipo de modalidade nos transportes foi pensado para pequenas quantidades de remessas e encomendas, que não preencheriam todo o veículo se enviadas de forma isolada. Como essa carga não possui o volume necessário para encher o caminhão, o valor do frete ficaria inviável se realizado da forma tradicional.

Assim, o melhor custo benefício é utilizar a carga fracionada. Esse método sempre considera a forma como sua encomenda será transportada, garantindo total integridade dos produtos durante a viagem.

Com esse tipo de modalidade de frete, a transportadora irá procurar sempre fornecer as melhores soluções para os clientes que não possuem grandes volumes de mercadorias. Com o uso desse sistema, é possível reduzir os custos com o transporte e, consequentemente, diminuir as despesas agregadas aos seus produtos.

O transporte de carga completa

O sistema chamado de carga completa trata de carregamentos que ocuparão o espaço total do modal, garantindo maior exclusividade ao cliente durante o transporte.

Essa forma é utilizada frequentemente para transportes urgentes, quando a empresa contratante não pode esperar que a transportadora preencha toda a carga para fazer a condução. Aqui, o principal objetivo não é o melhor aproveitamento de espaço, mas sim a agilidade no processo da entrega dos produtos.

Além do fator urgência, muitas empresas contratantes de transportadoras optam por esse tipo de carga por se sentirem mais confiantes quanto à segurança de seus produtos. Afinal, os riscos de extravios é consideravelmente menor.

A unitização de cargas

Muitos acreditam que a unitização de cargas é sinônimo consolidação, mas isso não é exatamente uma verdade. Unitizar cargas significa transformá-la em unidades iguais, ou seja, de consolidação os produtos em lotes padronizados e pré-determinados. A unitização normalmente é feita de 3 formas:

  • Contêineres: grande estrutura de aço, semelhante a grandes caixas. É muito usada em transportes náuticos;
  • Pallets: estrados de madeira, plástico ou mesmo de aço. Auxiliam no transporte de alguns produtos com a ajuda de empilhadeiras.
  • Pré-lingagens: cintas ou redes especiais que auxiliam especialmente na movimentação dos produtos através do içamento da carga.

Como você viu, a escolha de cada tipo de transporte para sua carga é muito importante e influi diretamente na sua logística e programação de entrega. As modalidades também implicam diretamente nos custos dos seus produtos então analise com cuidado cada uma delas para escolher a que melhor atende às suas necessidades.